sábado, 13 de fevereiro de 2010

Horti-fruti em queda

Expressões que utilizam elementos horti-fruti, quer sejam para ofender ou elogiar, devem ser reavaliadas. Talvez seja interessante você aceitar, pois horti-fruti é algo razoavelmente caro.

Me explico! Caso mandem você “plantar batatas”, não se ofenda de início, avalie a situação. Quem sabe vale a pena plantá-las. Fui ao mercado semana passada e 1kg do tubérculo custava R$ 2,80. Tudo bem que o lucro maior talvez não seja do produtor, mas então, vá revender.

E se chamarem você de “seu banana”? Nesta mesma ida ao mercado, vi a banana por R$ 3,30/kg. Concluo assim, que estas formas de xingamento, não estão mais relacionadas ao baixo preço do produto, mas talvez por que a pessoa não goste do sabor do alimento, e por conseqüência, associe com o “não lhe querer bem” por algum motivo.

Agora, uma coisa que nunca entendi, é como podem chamar uma bela jovem de “chuchuzinho” [?]. Este sim, a meu ver é um fruto sem graça e sem sabor. Imagino que para ficar “boa” a bela jovem, eu precise temperá-la. Sim, por que só com muita manteiga, salsa, cebolinha, pimenta e sal para o chuchu ficar saboroso. Não é a toa que elas se ofendem quando assim as chamamos.

Um comentário:

Visitante nº